segunda-feira, 26 de abril de 2010

Tarefa 1

Áreas da biologia:

Evolução:

Conceito: é a mudança das características de uma certa espécies ao longo dos anos.
Lamarckismo: Segundo a lei do uso e desuso dizia que as novas gerações ganhavam as características usadas evoluídas, como por exemplo o pescoço das girafas que por esticar muito as gerações seguintes iriam nascer com o pescoço maior , e as características não usadas iriam atrofiar. Ele também dizia que essas características eram passadas de geração em geração segundo lei da herança dos caracteres adquiridos.
Darwinismo: Todos os organismos que nascem nem sempre apresentam condições de sobrevivência. Apenas sobrevivem os que têm maiores condições de se adaptar às condições ambientais.
Neodarwinismo: Reúne as ideias de Darwin e os novos conhecimentos científicos, principalmente no campo da Genética. Essa teoria reconhece como principais fatores evolutivos as mutações e a recombinação gênica.
Pesquisa: Nos últimos 10 mil anos, os humanos evoluíram cem vezes mais rápido que em qualquer outro momento de nossa história.
Relação com minha vida: Nós estamos evoluindo a cada dia de nossa vida mesmo não percebendo, nós estamos sempre nos adaptando as necessidades que vamos passando. Mostra-nos também como fomos no passado e de certa forma como seremos no futuro.

Genética:
Conceito: é a ciência dos genes, da hereditariedade e da variação dos organismos, estuda a forma como se transmitem as características biológicas de geração para geração.
Fenótipo: São as caracteristicas físicas de cada ser vivo, como cor de pele e olhos, muda de acordo com o genótipo.
Genótipo: Material hereditário herdado por cada ser vivo.
DNA: é um composto que contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos.
Pesquisa: A ciência genética desencadeou uma das mais espetaculares revoluções vistas em qualquer área do conhecimento humano. Desde seu surgimento, com a descoberta da estrutura do DNA, em 1953, por Francis Crick e James Watson, a genética fascina e surpreende o homem com suas fantásticas promessas e possibilidades. A pesquisa pioneira de 1953 abriu caminho para que hoje se possam fazer testes de DNA que comprovam parentescos ou capturam criminosos e tornaram possíveis as clonagens de seres vivos, como no caso da ovelha Dolly, e a produção de alimentos geneticamente modificados – os transgênicos. As novidades, no entanto, certamente não vão parar por aí. Em teoria, a genética abre caminho para vôos ainda mais ousados, como os tratamentos para doenças através da pesquisa com DNA, a manipulação dos genes na criação de novos seres humanos e até mesmo a clonagem de homens.
Relação com minha vida: A Genética faz com que eu entenda o porquê das diferenças físicas do seres vivos, me faz saber o determinado tipo de sangue que tenho e posso receber, fazendo que haja um grande avanço na medicina, salvando pessoas que antes morriam por receber o sangue errado.

Citologia:
Conceito: Estuda a estrutura, a função e a importância da célula nos seres vivos.
Célula: é a unidade fisiológica e morfológica de cada de ser vivo. A célula animal é composta basicamente por um núcleo, por uma membrana celular, que é semipermeável e seletiva e transporta materiais passiva ou ativamente, por um citoplasma, que tem uma função estrutural na célula, por um retículo endoplasmático, que pode ser dividido em rugoso (com ribossomos, local síntese de proteínas) e liso (sem ribossomos, local de síntese de lipídios e carboidratos), por um complexo de golgi, cuja a função e armazenar substâncias , por lisossomos, que são pequenas vesículas que contem enzimas que fazem a digestão celular, por vacúolos que são cavidades limitadas por membrana lipoprotéica, por centríolos os quais tem função de organização na divisão celular, por cílios e flagelos que tem função de movimentação e por mitocôndrias que produzem energia em forma de ATP.
Pesquisa: Estudo realizado na Universidade de Auckland, Nova Zelândia, e na Academia Sahigrenska, na Suécia, mostrou que em ratos as células tronco migram para criar novas células que processam as informações sobre o olfato, isto é, viajam até o bulbo olfativo (região de registros dos odores) e durante o trajeto se transformam em neurônios. Agora o objetivo da pesquisa é saber como estas células migram e chegam á certas partes do cérebro, pois isso poderá ajudar na descoberta de meios para reparar o cérebro em doenças neurodegenerativas, como o mal de Alzheimer dentre outras.
Relação com minha vida: A citologia está presente em nosso cotidiano pois Praticamente tudo que é vivo é formado por células, desde nosso cérebro até nosso pé, por exemplo.

Embriologia:
Conceito: é a parte da biologia que estuda a formação dos orgãos animais, variando de espécie para espécie.
Espermatozóide: é o gameta (célula reprodutora) do sexo masculino de todos animais. É uma célula com mobilidade ativa, capaz de nadar livremente, consistindo em uma cabeça e uma cauda ou flagelo.
Óvulo: é a célula sexual feminina que, depois de fertilizada por um gâmeta masculino, dá origem ao zigoto.
Fecundação: termo dado fusão entre o gameta feminino e o masculino.
Pesquisa: A Autoridade para a Fertilização e Embriologia Humanas do Reino Unido decidiu aprovar, a princípio, a criação de embriões híbridos combinando DNA de animais e seres humanos, destinados à pesquisa com fins terapêuticos. Medida, segundo cientistas, pode ajudar a curar doenças como Alzheimer e Parkinson.
Uso de óvulos animais pode oferecer fonte quase inesgotável de células-tronco.
Os embriões citoplásmaticos têm 99,9% de DNA humano e só 0,1% de origem animal.
Para sua criação, os cientistas usam óvulos de coelho ou vaca, esvaziados de quase toda sua informação genética, e implantam núcleos com DNA de diferentes tipos de células humanas.
Relação com minha vida: Explica todas os processos da nossa criação desde a fecundação até o nascimento, nos mostrando os principais orgãos que temos e como foram formados.
Ecologia:
Conceito: é o estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente.
População: conjunto de seres vivos de uma mesma espécie que ocupam determinada região
Comunidade: conjunto de seres vivos de diferentes espécies que habitam determinada região
Ecossistema: sistema de relações entre os seres vivos e os fatores abióticos.
Biosfera: Conjunto de regiões do planeta Terra capazes de abrigar formas de vida.
Habitat: lugar onde vive a espécie.
Nicho Ecológico: Relações da espécie com o ambiente.
Pesquisa: O Pantanal brasileiro é a maior área continental inundável do planeta e abrange os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Por sua importância, foi declarado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. De todas as características do Pantanal, a que mais causa admiração a quem visita, é a abundância e riqueza de sua vida selvagem. Espécies pouco comuns em outras regiões do Brasil têm populações densas e vigorosas no Pantanal, como a capivara e o jacaré.
Relação com minha vida: A ecologia está presente em tudo, estão em qualquer das relações dos seres com o meio ambiente. São os prédios, pessoas, praias, dunas, matas e etc.
Nos faz saber que temos preservar nossas riquezas que estão cada vez mais escassas devido ao grande desequilibrio ecológico que esta sendo gerado pelo aquecimento global.

6 comentários:

  1. Muito bom o artigo. Organizado, simples, interessante. Possui alguns erros de português, mas nada que interfira no resultado final que é simplesmente exemplar.

    ResponderExcluir
  2. Artigo interessante, retrantando bem o assunto e relacionando bem com a vida. Traz uma boa explicação e é de facil compreensão com um vocabulário não muito complexo.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de seu artigo, bastante longo porém retratou assuntos muito interessantes, a questão da evolução tá muito bem explicada, gostei da comparação que você fez quanto a interferência em nossas vidas!

    ResponderExcluir
  4. Seu artigo é interessante, apesar de ser longo você conceituo muito bem as áreas da biologia principalmente na evolução.Porem, acredito que poderia ter simplificado mais não precisando relatar tanto sobre uma área.

    ResponderExcluir
  5. Belo texto phillip, mas achei um pouco extenso, mas você pôs de uma forma muita bem detalhada, tais áreas da biologia, e de uma forma diversificada!

    ResponderExcluir
  6. De fato há alguns erros de português, porém nada que interfira na qualidade final do trabalho. Deixando isso um pouco de lado realmente gostei do trabalho pois ele torna áreas antes ignoradas por todos em coisas interessantes e de facil intendimento. São também áreas variadas as que foram escolhidas, e todas de suma importância para o nosso dia a dia.

    ResponderExcluir